Matemática na feira:
Ao
comprar, pagar, ao ver quantidades (dúzias).
Matemática no Mercado
Ao pagar,
soma total da compra, onde é registrado através do ticket.
Matemática em folheto de
supermercado
Onde
mostra o valor do produto, se caso esteja em oferta eles colocam a porcentagem
de desconto.
Matemática no banco:
Pagar
contas, receber salário, os descontos na conta bancária.
Matemática na cozinha:
Numa
receita, onde são selecionados os produtos certos. As frações e números que
representam a quantidade dos ingredientes.
Matemática no transporte:
Não
importa os meios de transporte, ao utilizarmos temos que pagar a passagem, ou
tarifa, receber o troco.
Matemática na construção:
Cálculos
na obra, na planta do imóvel. A quantidade de funcionários para a obra.
Matemática no futebol:
Soma de
gols, ou seja, do placar.
Matemática no sítio:
O dono do
sítio quando tem vários animais, ele conta os animais para não perder nenhum
deles. Contar os ovos da galinha. As frutas colhidas.
Placa de estrada:
Onde é
mostrado os quilômetros a serem percorridos, quanto quilômetros faltam para
chegar ao destino.
Matemática na padaria:
Quantidade
de pãezinhos, ou de qualquer alimento que tenha nesse tipo de comercio.
Pagamento, troco.
Matemática na igreja:
Onde são
calculados o valor total do dizimo arrecadado, ou a “oferta”, ou ajuda da
comunidade.
Matemática nas barracas de alimentos
“cachorro quente” e etc.
O dono da
barraca calcula quantos ingredientes tem que comprar. O cliente usa a
matemática ao pagar.
Matemática nas festas juninas:
Quantidade
de prendas arrecadadas, números de convites vendidos e alimentos vendidos.
Matemática na Lista de material
escolar:
Mostra as
quantidades de cada item pedido.
Matemática em cantina escolar:
Pagar, obter o troco.
Matemática nas compras do dia a dia:
Ao
comprarmos um objeto em qualquer estabelecimento comercial, procure conferir o
troco. Nesse caso, utilizamos a operação da subtração.
Matemática nos jogos:
Os
jogos com pistas ou tabuleiros numerados, em que se faz deslocamento de um
objeto, permitem fazer correspondências, contar de um em um, de dois em dois,
etc.
Matemática no meio
ambiente:
Fazer
contagem do material reciclado no dia-a-dia.
Matemática na arte:
Nas
obras de artes, descobrimos as possibilidades de usar os conceitos das formas
geométricas.
Matemática no parque:
Exploramos
as formas das esculturas do parque, medimos a altura das árvores sem subir
nelas, etc.
Matemática na natureza:
As margaridas têm 13, 21 ou 34
pétalas? Para tirar a dúvida fazemos a contagem das pétalas.
Matemática
na Biblioteca:
Fazemos a contagem da quantidade de
livros que pegamos na Biblioteca.
Atividades
propostas para alunos do 3º ano – Ensino Fundamental
Num
sítio, há 1390 pés de manga, 980 pés de mexerica, 570 pés de laranja e 300 pés
de acerola. Quantos pés de frutas têm nessa fazenda?
Luíz
comprou no mercado 1 centena e meia de varinhas para fazer bandeirinhas.
Quantas varinhas ele comprou ao todo?
Numa
padaria havia 158 pães. Aline comprou mais 5 dúzias e vendeu 183. Quantos pães
restaram na padaria?
Após
a resolução das situações-problemas é fundamental discutir os procedimentos
utilizados para que os alunos reflitam sobre as relações matemáticas que estão
em jogo e compreendam os diferentes sentidos da adição,subtração e
multiplicação que foram utilizados.
Espera-se
que os alunos possam associar a matemática ao seu cotidiano,estabelecendo a
relação da matemática com as situações vividas no seu dia a dia e que possam
resolver cálculos mentais cada vez
mais complexos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário