Os
avanços tecnológicos contribuíram para o dinamismo da Matemática, cálculos
complexos são solucionados em questão de segundos com a ajuda de computadores e
softwares matemáticos desenvolvidos pelo homem. Meros objetos como a
calculadora estão presentes no cotidiano das pessoas, auxiliando as operações
básicas: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
As
linhas da história são preenchidas com diversas descobertas no intuito de
dinamizar os estudos matemáticos. O ábaco é considerado uma dessas descobertas,
existem relatos que os babilônios utilizavam um ábaco construído em pedra lisa
por volta de 2400 a.C., os indícios do uso do ábaco na Índia, Mesopotâmia,
Grécia e Egito são contundentes. O seu surgimento está ligado ao
desenvolvimento dos conceitos de contagem.
Na
Idade Média o ábaco era usado pelos romanos para a realização de cálculos. A
utilização do instrumento por parte dos chineses e japoneses foi de grande
importância para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.
O ábaco é um objeto de madeira retangular com
bastões na posição horizontal, eles representam as posições das casas decimais
(unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar,
centenas de milhar, unidades de milhão), cada bastão é composto por dez
“bolinhas”. As operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional, o
ábaco não resolve os cálculos, ele simplesmente contribui na memorização das
casas posicionais enquanto os cálculos são feitos mentalmente. A apreensão deste princípio posicional,
através do manuseio do ábaco, pode ajudar o educando a perceber melhor o
sistema de numeração e suas técnicas operatórias, tornando uma ferramenta
imprescindível no ensino da contagem e das operações básicas na educação
fundamental.
Objetivos do Ábaco:
- Desenvolver o conceito de ordem posicional dos números.
- Leitura dos números até a dezena de milhar.
- Realizar a composição e decomposição dos números.
- Desenvolver o conceito de ordem posicional dos números.
- Leitura dos números até a dezena de milhar.
- Realizar a composição e decomposição dos números.
Ábaco Japonês – Soroban
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Origem no século XVI, tinha disposição de 2/5
contas, depois ficando com 1/5 e no século XX ficou com a atual disposição de
1/4 que é mais adequado ao sistema decimal usado atualmente.
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Ábaco Chinês Suan- pan
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Ábaco usado há quase mil anos. Construído em
madeira com contas dispostas em varetas de bambu.
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Ábaco Romano
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Ábaco usado na Grécia antiga construído de
mármore.
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Ábaco Russo
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Conhecido como Schoty formado por varetas
horizontais e dez contas e contas centrais de cor diferente.
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Ábaco de pinos: utilizado em sala de aula
atualmente
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A
ilustração ao lado é de um ábaco de pinos. Cada pino representa uma ordem:
unidade (U), dezena (D), centena (C) e unidade de milhar (M).
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