segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Situações em que as operações matemáticas são utilizadas


 
 
Matemática na feira:

Ao comprar, pagar, ao ver quantidades (dúzias).

Matemática no Mercado

Ao pagar, soma total da compra, onde é registrado através do ticket.

Matemática em folheto de supermercado

Onde mostra o valor do produto, se caso esteja em oferta eles colocam a porcentagem de desconto.

Matemática no banco:

Pagar contas, receber salário, os descontos na conta bancária.

Matemática na cozinha:

Numa receita, onde são selecionados os produtos certos. As frações e números que representam a quantidade dos ingredientes.

Matemática no transporte:

Não importa os meios de transporte, ao utilizarmos temos que pagar a passagem, ou tarifa, receber o troco.

Matemática na construção:

Cálculos na obra, na planta do imóvel. A quantidade de funcionários para a obra.

Matemática no futebol:

Soma de gols, ou seja, do placar.

Matemática no sítio:

O dono do sítio quando tem vários animais, ele conta os animais para não perder nenhum deles. Contar os ovos da galinha. As frutas colhidas.

Placa de estrada:

Onde é mostrado os quilômetros a serem percorridos, quanto quilômetros faltam para chegar ao destino.

Matemática na padaria:

Quantidade de pãezinhos, ou de qualquer alimento que tenha nesse tipo de comercio. Pagamento, troco.

Matemática na igreja:

Onde são calculados o valor total do dizimo arrecadado, ou a “oferta”, ou ajuda da comunidade.

Matemática nas barracas de alimentos “cachorro quente” e etc.

O dono da barraca calcula quantos ingredientes tem que comprar. O cliente usa a matemática ao pagar.

Matemática nas festas juninas:

Quantidade de prendas arrecadadas, números de convites vendidos e alimentos vendidos.

Matemática na Lista de material escolar:

Mostra as quantidades de cada item pedido.

Matemática em cantina escolar:

Pagar, obter o troco.

Matemática nas compras do dia a dia:

Ao comprarmos um objeto em qualquer estabelecimento comercial, procure conferir o troco. Nesse caso, utilizamos a operação da subtração.

Matemática nos jogos:

Os jogos com pistas ou tabuleiros numerados, em que se faz deslocamento de um objeto, permitem fazer correspondências, contar de um em um, de dois em dois, etc.

Matemática no meio ambiente:

Fazer contagem do material reciclado no dia-a-dia.

Matemática na arte:

Nas obras de artes, descobrimos as possibilidades de usar os conceitos das formas geométricas.

Matemática no parque:

Exploramos as formas das esculturas do parque, medimos a altura das árvores sem subir nelas, etc.

Matemática na natureza:

As margaridas têm 13, 21 ou 34 pétalas? Para tirar a dúvida fazemos a contagem das pétalas.

Matemática na Biblioteca:

Fazemos a contagem da quantidade de livros que pegamos na Biblioteca.

 

Atividades propostas para alunos do 3º ano – Ensino Fundamental

Num sítio, há 1390 pés de manga, 980 pés de mexerica, 570 pés de laranja e 300 pés de acerola. Quantos pés de frutas têm nessa fazenda?

Luíz comprou no mercado 1 centena e meia de varinhas para fazer bandeirinhas. Quantas varinhas ele comprou ao todo?

Numa padaria havia 158 pães. Aline comprou mais 5 dúzias e vendeu 183. Quantos pães restaram na padaria?


 


  Nestas atividades espera-se que em matemática os alunos reconheçam o uso dos números em contextos diários; estabeleçam correspondência entre números e quantidades;construam o conceito de forma natural;leiam,interpretem e produzam escritas numéricas;realizem contagens demonstrando critérios utilizados para a organização;busquem estratégias pessoais para resolver situações problemas envolvendo a ideia de juntar ou retirar.Resolvam as situações problemas por meio da aplicação das ideias de adição,subtração e multiplicação.Espera-se também que sejam capazes de efetuar contagens considerando as regras do sistema de numeração decimal e compreendam as regras de organização de numeração decimal por meio de agrupamentos( como dúzia,meia dúzia;centena ,dezena ) e sejam capazes de compor e decompor centena e dezena.
Após a resolução das situações-problemas é fundamental discutir os procedimentos utilizados para que os alunos reflitam sobre as relações matemáticas que estão em jogo e compreendam os diferentes sentidos da adição,subtração e multiplicação que foram utilizados.
Espera-se que os alunos possam associar a matemática ao seu cotidiano,estabelecendo a relação da matemática com as situações vividas no seu dia a dia e que possam resolver cálculos mentais  cada vez mais  complexos.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário